Etnometodologia e Análise Conversacional da Clusividade Social

O GEACC tem como principal objetivo promover em Portugal a introdução da Análise da Conversação Etnometodológica (ACE) na investigação e na formação em Serviço Social, mediante estudos diretos e micro-analíticos dos quadros conversacionais da Intervenção social (atendimentos sociais, visitas ao domicílio, reuniões com familiares, reuniões de equipa, sessões de intervenção com grupos, etc.), em diversos setores interventivos (Ação social (Município / Juntas de Freguesia) / Apoio aos migrantes / Cuidados Paliativos / Gerontologia social / Proteção da Infância e Aconselhamento parental / Realojamento social / Sem-abrigo / Saúde primária).

A recolha de corpora de gravações e/ou de filmagens do trabalho interventivo dos Assistentes sociais proporciona uma solida base empírica para a análise conversacional das práticas profissionais, em condições que favorecem o aprofundamento da colaboração entre investigadores e interventores (Recherche praticienne), desde a recolha até a análise conjunta dos dados conversacionais, numa co-construção de saberes de 2º grau: saberes sobre saberes locais dos profissionais, construídos no terreno e aprimorados na prática.

  • Análise Conversacional dos Quadros primários da intervenção social (atendimentos sociais, visitas ao domicílio, etc.);
  • Análise Conversacional dos Quadros secundários da co-investigação em Serviço Social (orientação de tese, sessões de co-análise em grupo, entrevistas de explicitação, etc.);
  • Clusividade social;
  • Microética.

Projetos em curso:

PI 1: ETIC | Gerindo trajetórias de final de vida em cuidados paliativos

Coord.: Alexandre Martins (CICS.NOVA) & Michel Binet (CLISSIS)

Participação do GEACC: Integração de 4 membros do GEACC na equipa do projeto

Setor de Intervenção: Cuidados Paliativos

Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Fase do estudo: Abertura de terrenos hospitalares

 

PI 2: Dimensions collectives de l’accompagnement en formation

Coord.: Dominique Trébert (éésp-Hes.so)

Participação do GEACC: Parceiro do Projeto

Contribuições do GEACC: Accompagnement du doctorant du Projet / Participer à l’extension et à la dynamisation du Réseau international de Recherche « Formation professionnelle et Langage » (ForPro) dirigé par Laurent Filliettaz (Univ. de Genève)

Setor de Intervenção: Práticas de formação - Educação inclusiva

Financiamento: Fond National Suisse (FNS)

Fase do estudo: Abertura dos terrenos

 

PI 3: TSAUEM | Parcours inclusif du jeune enfant ayant un trouble du spectre autistique scolarisé dans les Unités d’Enseignement Maternelle

Coord: Amaël André (Université de Rouen Normandie / CIRNEF) & Michèle Lemeunier-Lespagnol (Université de Rouen Normandie / CIRNEF)

Participação do GEACC: Integração de Michel Binet (CLISSIS) na equipa do Projeto

Contribuições do GEACC: Analyse Conversationnelle des cadres primaires de l’activité enseignante et de la clusivité sociale / Analyse Conversationnelle d’un des cadres secondaires de la recherche praticienne: les entretiens d’autoconfrontation / Dynamisation puis analyse conversationnelle d’un autre cadre secondaire de la recherche praticienne: les sessions de co-analyse de données audiovisuelles / Analyse contrastive des diverses approches analytiques du projet

Setor de Intervenção: Intervenção Precoce / Educação precoce

Financiamento: Caisse Nationale de Solidarité pour l’Autonomie (CNSA)

Fase do estudo: Colecta dos corpus de gravações

 

PI 4: Thèse de Doctorat en Travail social | Analyse microéthique des cadres primaires et secondaires de l’intervention sociale (Michel Binet)

Orientadora: Marina Antunes (ISSSL-ULL)

Instituição de ensino superior: Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa (ISSSL-ULL)

 

PI 5:  Thèse de Doctorat en Sciences de l’Éducation | Sans-Abrisme et Expertise de la personne accompagnée (Claire Jondeau)

Orientadores: Richard Wittorski (Univ. de Rouen Normandie) & Michel Binet (ISSSL-ULL)

Instituição de ensino superior: Université de Rouen Normandie

 

PI 6:  Thèse de Doctorat en Linguistique Générale | A conversation analytical approach to Social Work encounters in Portugal (David Monteiro)

Orientadora: Lorenza Mondada (Univ. de Bâle) & Beatrice Schmid (Univ. de Bâle)

Instituição de ensino superior: Université de Bâle

 

PI 7:  Tese de doutoramento em Estudos da Linguagem | Reinserção social das pessoas em situação de rua: a atuação da Turma da Sopa de Niterói sob uma perspectiva interacional (Carla Mirelle de Oliveira Matos Lisboa)

Orientadores: Maria do Carmo Leite de Oliveira (PUC-Rio) & Michel Binet (ISSSL-ULL)

Instituição de ensino superior: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-­Rio)

 

PI 8:  Dissertação de Mestrado em Serviço Social | Ser Assistente social em meio hospitalar : Análise Conversacional das práticas e dos saberes profissionais (Tânia Pinto)

Orientador: Michel Binet (ISSSL-ULL)

Instituição de ensino superior: Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa (ISSSL-ULL)

Nome  ORCID CIÊNCIA ID
Carla Mirelle de Oliveira Matos Lisboa - -
Claire Jondeau - -
Cristina Maria Ramos Coelho - -
David Tomás Monteiro - -
Jacqueline Ferreira Marques - -
Maria Isabel de Jesus Sousa 0000-0001-9448-2714 -
Michel Gustave Joseph Binet 0000-0001-7233-0445 E418-BA40-3BC9
Tânia da Guia Pinto - -
Victor Eduardo Bijos Jardim Gomes Braga - -

Livros

Monteiro, D. (2017)

Managing Resistance to Transfer to a Geriatric Residential Care Facility. In: Mondada, L. & Keel, S. (Eds.), Participation et asymétries dans l'interaction institutionnelle. Paris: L'Harmattan, 129-159

Binet, M. (2016)

Communication professionnelle en travail social, Paris: Vuibert. 208p. ISBN : 978-2-311-20362-2

 

Revistas Nacionais

Binet, M. & Rodrigues, A.D. (2015)

“Não se importa que eu grave?” – Questões éticas e paradoxo do observador nos atendimentos de ação social. Análise Social, L (2.o)(215), pp.278–303. ISSN: 0003-2573 [Revista portuguesa de impacto internacional]

 

Revistas Internacionais

Braga, V.

"Observando o contexto nos processos comunicacionais: a importância de uma estilística da comunicação”, Revista Temática, v.12, nº2, pp 188-203, fevereiro 2016, Brasil, Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/27818

Braga, V.

"A midiatização na construção da brasilidade: os compositores populares e a identidade nacional”, Revista Culturas Midiáticas, v.9, nº1, pp 107-121, Março 2016, Brasil, Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/29364/15679

Monteiro, D.

"Street-level bureaucracy revisited: Formulating address in social work encounters", Journal of Language and Dialogue, 6:1, pp. 54-80. ISSN: 2210-4119 / E-ISSN: 2210-4127

Binet, M. (2016)

‘Scientifisation située et transdisciplinarité-en-acte au sein d’une équipe d’intervention précoce (Portugal): Dimensions épistémiques du travail social’, Forum. Revue de la Recherche en Travail social, 148, pp. 52–59. ISSN: 0988-6486