CITAD presente no Encontro Ciência 2019.
O Centro de Congressos de Lisboa recebeu, nos dias 8, 9 e 10 de julho, o Encontro Ciência 2019. Promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, com o apoio institucional do Governo, esta reunião anual da comunidade científica portuguesa proporciona o encontro entre investigadores de várias áreas do conhecimento, fomentando a reflexão e o debate sobre o que de mais atual se faz no âmbito da Ciência e da Tecnologia, contando também com a presença de convidados estrangeiros e de estudantes dos ensinos básico, secundário, profissional e superior, estando aberta ao público em geral. Pretende-se, assim, não só aproximar a comunidade científica, mas também estabelecer e consolidar a colaboração com vários tipos de parceiros.
O evento, que teve o Reino Unido como país convidado, celebrou este ano alguns acontecimentos científicos de relevo: 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, 150 anos da criação da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, 100 anos da expedição de Arthur Eddington a São Tomé e Príncipe, 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU) e 50 anos da chegada do Homem à Lua.

Nesta edição, teve também lugar a iniciativa "Tanque de Ideias", em que estudantes dos ensinos básico, secundário, profissional e superior apresentaram os seus projetos centrados na qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, a fim de serem votados pelos participantes do evento, com vista à obtenção de financiamento.
Neste encontro, que é constituído por sessões plenárias, comunicações, pósteres e demonstrações, num ambiente de interação e partilha de experiências, foram apresentados projetos que estão a ser desenvolvidos pela comunidade científica (programa).
No âmbito da sua atividade científica, o
Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD) deu a conhecer os projetos de investigação que tem vindo a desenvolver:
8 de julho:
Apresentação de posição: Plataformas digitais e e-learning.
9 de julho:
Comunicações: Cidades e comunidades sustentáveis.
Entrevistado pela SIC Notícias, o Professor Alberto Reaes Pinto, coordenador do CITAD, falou do seu projeto de investigação no âmbito de blocos de encaixe de baixo carbono.
De acordo com a Prof.ª Doutora Zita Martins, comissária do Encontro Ciência 2019, o evento é um "[...] momento único de reflexão anual sobre o estado da Ciência e da Tecnologia em Portugal e na Europa" (Ciência 2019).
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques é editora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada, colaborando na redação e revisão de conteúdos.
Outros posts de Rita Neto Marques
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Rita Neto Marques é editora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada, colaborando na redação e revisão de conteúdos.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Biblioteconomia.
x
Facebook page
Linked In