CITAD promove aula aberta sobre construção sustentável.
Decorreram na Universidade Lusíada, nos dias 29 e 30 de Outubro de 2019, duas aulas abertas apresentadas pela Prof.ª Doutora Arqt.ª Francesca Giglio, do Dipartimento di Architettura e Territorio da Università Mediterranea di Reggio Calabria, sob o tópico da construção civil sustentável, numa iniciativa organizada pelo Prof. Doutor Arqt. Alberto Cruz Reaes Pinto, coordenador do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD).
Na prelecção intitulada From temporary to circular: low building technologies, o Professor Alberto Reaes Pinto iniciou a sessão ao salientar as preocupações dos efeitos da globalização na economia, colocando o enfoque na coordenação dos sistemas de produção com a premissa de reciclagem de materiais e energias, tendo em vista a minimização dos desperdícios e optimização dos recursos do planeta.

Pormenor da aula aberta com a Prof.ª Doutora Francesca Giglio (Fotografia de Jorge Carvalho, 2019)
A Arqt.ª Francesca Giglio, por sua vez, abordou as novas soluções de baixa tecnologia, que possibilitam a redução dos impactos negativos da construção, através do emprego de materiais locais, renováveis e de baixa energia incorporada, cujo ciclo de vida não termine com a perenidade do edificado.
No âmbito deste modelo alternativo, a arquitecta convidada apresentou, ainda, um caso de estudo que se opõe ao tradicional conceito de fim de vida da economia linear, enfatizando que o valor das empresas que operam debaixo deste conceito não está assente, apenas, no que é avaliável economicamente, mas também no seu impacto ambiental e na responsabilidade social.
página web | calendário | fotogaleria
José Nobre
Outros posts de José Nobre
Contato do autor