Curso livre de Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva: inscrições abertas.
O curso livre de Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva, organizado em parceria pela Universidade Lusíada e pelo Instituto da Defesa Nacional, com coordenação científica do Professor Doutor Luís Eduardo Marquês Saraiva e do Coronel Luís Filipe Marinho Pereira, tem a natureza de um curso de estudos avançados, visando o desenvolvimento de competências associadas à criação, antecipação e gestão da mudança num mundo globalizado e tecnológico, não menos isento de riscos e ameaças.
O curso destina-se a auditores e ex-auditores de defesa nacional, mas também a estudantes e a todos os interessados, e tem como objetivos desenvolver competências em antecipar e gerir a mudança numa série de domínios (científico, tecnológico, económico, político, social e de segurança e defesa) à escala individual e organizacional, assim como desenvolver e aperfeiçoar técnicas básicas de elaboração de cenários e prospetiva.
As palestras, debates e trabalhos práticos que integram o curso abordam os seguintes vetores analíticos gerais:
- Futuros alternativos, análise comparativa, competitive intelligence;
- Elaboração de cenários, planeamento e prospetiva estratégica;
- Extrapolação de tendências, curvas de aprendizagem e descontinuidades;
- Wildcards;
- Análise de segurança e defesa, relações internacionais, ciência e tecnologia;
- Demografia.
As inscrições encontram-se a decorrer até ao dia 5 de setembro de 2019 e a propina é de 400,00 € para auditores e ex-auditores de defesa nacional, estudantes e licenciados das Universidades Lusíada, e de 600,00 € para o público em geral.
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques é editora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada, colaborando na redação e revisão de conteúdos.
Outros posts de Rita Neto Marques
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Rita Neto Marques é editora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada, colaborando na redação e revisão de conteúdos.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Biblioteconomia.
x
Facebook page
Linked In