Novo Coronavírus 2019: recomendações.
A Universidade Lusíada encontra-se atenta ao desenvolvimento do surto provocado pelo coronavírus. Dado o estado atual, considera-se fundamental alertar as comunidades académica e científica para esta realidade, nomeadamente no que respeita a medidas de prevenção, que são essenciais para evitar a transmissão e a propagação.
Ilustração 1 – Vídeo informativo acerca do novo coronavírus 2019 (Organização Mundial da Saúde, 2020).
O que é o novo coronavírus 2019?
O novo coronavírus 2019, também designado por COVID-19, é um vírus que pertence à família de vírus denominada coronavírus e que ainda não tinha sido observado em seres humanos, tendo sido identificado, pela primeira vez, na China, em Dezembro de 2019.
Como se transmite?
Embora as formas exatas de transmissão ainda não tenham sido identificadas, sabe-se que os vírus do foro respiratório se transmitem através da fala, de tosse, de espirros ou de algo que possa ter sido contaminado.
Quais os sintomas?
Nos casos menos graves, os sintomas consistem em febre, tosse e dificuldade respiratória. Nos casos com maior gravidade, podem verificar-se pneumonia, insuficiência renal ou falência de outros órgãos, sendo que a infeção pelo vírus poderá provocar a morte.
Como se previne?
Presentemente, não existe uma vacina contra o vírus, porém, há um conjunto de medidas de prevenção que deverão ser consideradas:
- Tapar a boca ou o nariz com um lenço descartável ou com o braço/cotovelo, sempre que se tossir ou espirrar;
- Lavar regularmente as mãos com água e sabão ou usar uma solução alcoólica;
- Evitar o contacto com pessoas com infeção respiratória;
- Usar máscara – trata-se de uma medida adicional que visa complementar as medidas já recomendadas.
Ilustração 2 – Vídeo de apresentação de medidas gerais de proteção para o cidadão (Direção-Geral da Saúde, 2020).
Ilustração 3 – Vídeo com recomendação de medidas de proteção individual e coletiva na prevenção da infeção com COVID-19 (Direção-Geral da Saúde, 2020).
Como se trata?
Até ao momento, não existem medicamentos para este vírus e o tratamento consiste em cuidados de suporte.
O que fazer se ficar doente?
Se se sentir doente, deverá permanecer em casa. Na presença de sintomas como febre, tosse ou dificuldade respiratória, deverá telefonar para o SNS24 (808 24 24 24) e seguir as orientações. Caso tenha estado fora do país, deverá transmitir essa informação.

Ilustração 4 – Cartaz da Direção-Geral da Saúde com recomendações no âmbito do novo coronavírus 2019.
Face a esta realidade, a Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica, entidade instituidora das Universidades Lusíada, elaborou um Plano de Contingência, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Direção-Geral da Saúde (DGS) e as diretivas da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).
Para saber mais:
[Actualização: 15-04-2020]
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques é editora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada, colaborando na redação e revisão de conteúdos.
Outros posts de Rita Neto Marques
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Rita Neto Marques é editora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada, colaborando na redação e revisão de conteúdos.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Biblioteconomia.
x
Facebook page
Linked In