1. Construção Sustentável
Responsável: Alberto Cruz Reaes Pinto
Breve descrição: O conhecimento dos materiais e tecnologias da sua aplicação, da eficiência energética e da redução de resíduos, dentro dos princípios da Construção Sustentável, é fundamental para que se minimizem os impactes negativos ambientais resultantes da indústria da construção de edifícios. Esta LI contém projetos de investigação relacionados com a construção e a exploração de edifícios.
2. Reabilitação do Património Construído
Responsável: Alberto Cruz Reaes Pinto
Breve descrição: Com a construção de fogos novos bloqueada, como resultado de se ter construído a um ritmo muito superior ao que o mercado conseguia absorver, a reabilitação do ambiente construído constitui um mercado potencial muito significativo. Esta LI abrange a reabilitação do património construído no sentido de o transmitir sem problemas às gerações vindouras e dentro dos princípios do Desenvolvimento Sustentável.
3. A cor na Arquitetura
Responsável: Cristina Maria dos Santos Nunes Pires Caramelo Gomes
Breve descrição: O laboratório da cor pretende dar respostas de carácter científico a projetos sobre cor, em diversas áreas, difundir o conhecimento das investigações realizadas e promover a sua aplicação no âmbito da ciência, da Arquitetura e do design, em estreita ligação com outras universidades, com as empresas e com a sociedade civil em geral. A equipa de investigação do projeto de estudo da "Cor da Rua da Junqueira" tem vindo a desenvolver nos últimos 15 anos a sua atividade na análise da relação entre cor, Arquitetura e tecnologias de intervenção nos processos de reabilitação do património edificado e os projetos de investigação em curso inserem-se neste âmbito.
4. A luz na Arquitetura
Responsável: Linha de investigação temporariamente suspensa
Breve descrição: O Laboratório da Luz é uma plataforma de cooperação aberta entre responsáveis institucionais, investigadores, técnicos, artistas e a comunidade académica, visando uma qualificação objetiva dos vários campos em presença. O projeto consiste em mapear, interpretar, desenhar, revelar e resolver desafios que se colocam desde o desenho e perceção de pequenos objetos, à cenografia teatral e cinematográfica até à paisagem urbana e não urbana, com relevo para a sua expressão noturna, onde arte e sustentabilidade são as pedras-de-toque.