Menu
  1. Home
  2. Ensino
    • Todos
    • Entrevista
    • FAA
    • FCEE
    • FD
    • FET
    • IET
    • IPCE
    • ISSSL
    • Prova académica
      Mais

      Sem conteúdo

      Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      Anterior Próximo
    1. Ciência
      • Todos
      • CEJEIA
      • CIPD
      • CITAD
      • CLIPIS
      • CLISSIS
      • COMEGI
        Mais

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

        Anterior Próximo
      1. Cooperação

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      2. Cultura

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      3. Emprego

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      4. Publicações
        • Todos
        • Publicações
        • Monografias
        • Revistas
          Mais

          Sem conteúdo

          Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

          Anterior Próximo
        Social Links Search User Login Menu
        Tools
        Close
        Close

         

        Professora Filipa Pais d'Aguiar e Professor João Mesquita participam em seminário sobre IA e direitos humanos.
        Helena Maria de Resende
        / Categorias: Ciência, CEJEIA, CITAD

        Professora Filipa Pais d'Aguiar e Professor João Mesquita participam em seminário sobre IA e direitos humanos.

        Ilustração 1: Programa do seminário. (© 7 Dias com os media, 2025)

        A Professora Doutora Filipa Maria de Almeida Marques Pais d'Aguiar, docente da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada (Lisboa) e investigadora no Centro de Estudos Jurídicos, Económicos, Internacionais e Ambientais (CEJEIA) e o Professor Doutor João Miguel de Carvalho Lopes Mesquita, docente da Faculdade de Arquitetura e Artes, da mesma instituição, e investigador do Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD) participaram, no dia 13 de maio de 2025, no Seminário "IA e Direitos Humanos: como garantir ética e equidade no mundo digital?", realizado no Centro de Juventude de Lisboa. O encontro realizou-se no âmbito do Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital 2025 (declarado em setembro último pelo Conselho da Europa), e integra-se no Programa Escolhas e na iniciativa 7 Dias com os Media.

        Num mundo cada vez mais digital, a inteligência artificial levanta questões fundamentais sobre privacidade, inclusão, discriminação algorítmica e direitos humanos e este seminário pretendeu ser um espaço de reflexão e partilha de ideias com jovens, especialistas e entidades que atuam na área dos direitos digitais.

        Foi uma oportunidade para, por exemplo, participar em painéis com convidados especiais, destacando-se aqui a intervenção da Professora Filipa Pais d'Aguiar, que falou especificamente sobre a temática da iniciativa, ajudando a uma reflexão jurídica sobre os desafios éticos das tecnologias emergentes. A docente desenvolve investigação nesta área, nomeadamente através do projeto "Direitos humanos na era digital: e-person e privacidade", dos grupos de investigação "Direito Público e Ciências Políticas" e "Direito Privado" do CEJEIA.

        Ilustração 2 (da esquerda para a direita): Professora Doutora Filipa Pais d'Aguiar e Professor Doutor João Mesquita, durante as suas intervenções. (© João Mesquita, 2025)

        O Professor João Mesquita dinamizou o Workshop 2, dedicado a "Cinema expandido e inteligência artificial", área sobre a qual se tem debruçado em investigação recente, destacando um artigo no periódico "Polis", da Universidade Lusíada, intitulado precisamente "Usos de IA em Cinema Expandido", publicado em janeiro de 2025. O cinema expandido, também designado "pós-cinema" ou "transcinema", é um conceito introduzido pelo jornalista norte-americano, e teórico das artes e dos meios de comunicação, Gene Youngblood, em 1970, para se referir a uma forma de arte cinematográfica que vai além dos limites tradicionais do cinema convencional, incorporando inovações tecnológicas e experimentações radicais, criando uma experiência que envolve mais ativamente o espetador. 

        Ilustração 3: Cartaz do Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital 2025. (© Conselho da Europa, 2025)

        A participação de docentes da Universidade Lusíada, em eventos relacionados com questões ligadas ao Direito Comparado, à juscomparação e à Inteligência Artificial, tem sido recorrente em várias iniciativas da instituição, não só devido à sua pertinência e impacto na sociedade atual, mas igualmente porque vão ao encontro de um dos principais objetivos da instituição: capacitar os seus estudantes para uma aprendizagem constante e informada, fornecendo-lhes ferramentas, teóricas e práticas, para que, num futuro próximo, possam contribuir para o progresso científico.

        ____________________________________________

        Ilustração do banner (da esquerda para a direita): Professora Doutora Filipa Maria de Almeida Marques Pais d'Aguiar (© Fundação Minerva • Arquivo da Universidade Lusíada • Jorge Lopes Carvalho, 2020) e Professor Doutor João Miguel de Carvalho Lopes Mesquita (© João Mesquita, 2025).

        Artigo anterior CITAD e COMEGI estabelecem convénio com o Instituto para a Construção Sustentável.
        Artigo Seguinte Universidade Lusíada e Os Espacialistas presentes em formação organizada pelo Instituto Superior de Agronomia.
        Imprimir
        81 Avalie este artigo:
        Sem classificação
        Helena Maria de Resende

        Helena Maria de ResendeHelena Maria de Resende

        Redatora

        Outros posts de Helena Maria de Resende
        Contato do autor

        Por favor faça login ou registe-se para comentar.

        Contactar autor

        x

        Recomendados

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

        Anterior Próximo

        Categorias

        «novembro de 2026»
        segterquaquisexsábdom
        26272829
        30311
        2
        3456
        78
        91011
        Workshop #4: Provas de avaliação...

        Workshop #4: Provas de avaliação...

        Local do evento: Sala 1F — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        12131415
        1617
        Prova pública de mestrado em Design:...

        Prova pública de mestrado em Design:...

        Local do evento: Sala Multiusos — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        1819202122
        23
        Aula aberta #2 — Transições demográficas:...

        Aula aberta #2 — Transições demográficas:...

        Local do evento: Sala 2E – Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        24252627
        2829
        30123456

        Próximos eventos Eventos RSSiCalendar export

        Back To Top