3.as Jornadas Sociais de Belém tiveram lugar na Universidade Lusíada.
As 3.as Jornadas Sociais de Belém, subordinadas ao tema "Saúde mental e autarquias locais: cuidar da nossa comunidade", realizaram-se na Universidade Lusíada (Lisboa), no dia 23 de novembro de 2022, com a organização do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Dr. Fernando Ribeiro Rosa, em parceria com a Professora Doutora Túlia Rute Maia Cabrita, diretora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação e investigadora do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS), unidade orgânica que apoiou o evento.
A sessão de abertura esteve a cargo do Dr. Fernando Ribeiro Rosa e da Professora Doutora Rute Maia Cabrita.
Foram apresentados projetos de intervenção comunitária na área da saúde mental desenvolvidos nos municípios de Estremoz, Mafra e Penacova e nas freguesias de Santo António (Lisboa), São Domingos de Rana (Cascais) e Belém, bem como o projeto "cuida-te +" do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Os oradores deram a conhecer as boas-práticas que desenvolvem nos vários projetos que têm junto da comunidade, numa relação de proximidade, tendo como dominador comum a saúde mental, que foi defendida como a base do bem-estar físico, social e psicológico.
Ilustração 1: Dr.ª Fátima Santos Costa (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2022). • Ilustração 2: Dr. Ricardo Gameiro Mendes (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2022). • Ilustração 3 (da esquerda para a direita): Dr.ª Lília Vilas e Dr.ª Ana Simões (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2022). • Ilustração 4: Dr.ª Maria Sobral Cid acompanhada da cadela terapêutica Mulan (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2022).
A promoção da saúde mental está presente desde o início da vida e pode ser considerada como a capacidade de adaptação a novas circunstâncias de vida e mudanças, superação de crises, resolução de perdas afetivas e conflitos emocionais, capacidade para construir relações fortes e positivas com os outros membros da comunidade, ter sentimentos de satisfação, otimismo, autoestima e, sobretudo, descobrir um sentido para a vida. A intervenção precoce, em certos casos, previne complicações futuras e, noutros, facilita a recuperação e a reinserção social nas situações mais crónicas.
A sessão de encerramento foi levada a cabo pelo Senhor Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, Dr. António Leuschner, e pelo Vogal da Ação Social da Junta de Freguesia de Belém, Dr. João Carvalhosa.
As Jornadas Sociais de Belém representam um ponto de encontro com vista à promoção do debate e da partilha de boas-práticas de âmbito social, abordando, em cada edição, um tema diferente, sob a forma de seminário, com recurso à apresentação de exemplos e estratégias.
____________________________________________________
Nota 1: notícia elaborada com o apoio da Dr.ª Magda Lopes.
Nota 2: fotografia do banner (da esquerda para a direita) – Dr.ª Magda Lopes, Dr. Fernando Ribeiro Rosa e Professora Doutora Túlia Maia Cabrita (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2022).
página web calendário fotogaleria
Rita Neto Marques
Redatora e revisora
Outros posts de Rita Neto Marques
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Rita Neto Marques é redatora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Biblioteconomia.
x
Facebook page
Linked In