CLIPIS desenvolve exercício de Simulação de Crise Europeia com estudantes alemães.
Nos dias 10 e 11 de Outubro de 2020, o Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança (CLIPIS) levou a cabo um exercício de Simulação de Crise Europeia com estudantes de Relações Internacionais da Hertie School, de Berlim, na Alemanha.
Esta versão piloto do exercício, realizada em ambiente controlado, teve como mote a batalha contra a desinformação no âmbito da pandemia de COVID-19 e da situação de "infodemia" que se continua a verificar.
Os estudantes que participaram na simulação puderam, assim, testar a forma como decorrem os processos de tomada de decisão e de experienciar estratégias de gestão de crises no contexto da União Europeia, do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu, bem como de lobbies.

Ilustração – Pormenor do exercício de simulação desenvolvido pelo CLIPIS (© Hertie School, 2020).
No primeiro dia do exercício, os estudantes forneceram feedback relativo ao que poderia ser melhorado na simulação. No segundo dia, participaram num debate com o Embaixador António Martins da Cruz, que partilhou a sua experiência profissional com os estudantes, dando a conhecer a sua opinião sobre a forma como a União Europeia pode enfrentar os desafios digitais no contexto da pandemia.
Trata-se, deste modo, de uma iniciativa inovadora, bem-sucedida e, simultaneamente, oportuna, elaborada e desenvolvida pelo CLIPIS.
Rita Neto Marques
Redatora e revisora
Outros posts de Rita Neto Marques
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Rita Neto Marques é redatora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Biblioteconomia.
x
Facebook page
Linked In