Chanceler das Universidades Lusíada e investigadores do CLIPIS e do COMEGI apresentam palestras em São Tomé e Príncipe.
O Prof. Dr. João Duarte Redondo, Chanceler das Universidades Lusíada e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva, e investigadores do Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança (CLIPIS) e do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI) estiveram presentes em São Tomé e Príncipe, de 27 a 31 de janeiro de 2020, no âmbito de uma conferência internacional promovida pela Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe e pelo Governo Regional do Príncipe, com o apoio das referidas unidades de investigação.
O Prof. Dr. João Duarte Redondo, o Prof. Doutor José Francisco Pavia (coordenador do CLIPIS), a Prof.ª Doutora Paula Rodrigues (investigadora do COMEGI) e o Mestre Miguel Guerreiro (investigador do COMEGI) apresentaram palestras sobre a justiça no Estado de Direito, o impacto da economia azul nos pequenos Estados insulares, as empresas familiares e a economia sustentável, o impacto das alterações climáticas nos pequenos Estados insulares e o IVA, temas de elevada importância para a atual conjuntura económica e social são-tomense.

Ilustração 1 – Da esquerda para a direita, de cima para baixo: 1. Mestre Julieta Isidro Rodrigues, Ministra da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, acompanhada por representantes da Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe e das Universidades Lusíada de Portugal, na sequência da assinatura de um acordo entre a Fundação Minerva e o Governo de São Tomé e Príncipe; 2. Prof.ª Doutora Paula Rodrigues, Prof. Dr. João Duarte Redondo, Dr. José Cassandra, Presidente do Governo Regional do Príncipe, Dr. Higino Pereira Santiago, Secretário Regional da Educação, Saúde e Inclusão Social do Governo Regional do Príncipe, e Prof. Doutor José Francisco Pavia; 3. Pormenor do almoço realizado na residência oficial do Embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe: Mestre Miguel Guerreiro, Prof. Doutora Paula Rodrigues, Prof. Dr. João Duarte Redondo, Embaixador Vilmar Rogeiro Coutinho Júnior, Prof. Doutor José Francisco Pavia, Arqt. Liberato da Mata Moniz e Embaixatriz do Brasil; 4. Pormenor de uma palestra do Prof. Doutor José Francisco Pavia.
No dia 27 de janeiro, o evento realizou-se na ilha do Príncipe e contou com as intervenções do Prof. Dr. João Duarte Redondo, do Prof. Doutor José Francisco Pavia, da Prof.ª Doutora Paula Rodrigues e do Mestre Miguel Guerreiro.
Ilustração 2 – Cobertura televisiva da conferência (Televisão São-tomense [TVS], 2020).
No dia 30 de janeiro, na ilha de São Tomé, as apresentações estiveram a cargo da Prof.ª Doutora Paula Rodrigues e do Mestre Miguel Guerreiro.
Ilustração 3 – Cobertura televisiva da conferência (Televisão São-tomense [TVS], 2020).
O Dr. José Cassandra, Presidente do Governo Regional do Príncipe, e o Dr. Osvaldo Abreu, Ministro das Obras Públicas, Infra-estruturas, Recursos Naturais e Ambiente de São Tomé e Príncipe, estiveram, também, presentes nos eventos da ilha do Príncipe e da ilha de São Tomé, respetivamente, e sublinharam a importância da partilha de conhecimentos e de experiências, bem como do debate acerca dos temas apresentados.
Esta conferência, organizada anualmente e que este ano se centrou no impacto fiscal numa economia sustentável, teve como objetivo ampliar o conhecimento dos benefícios das empresas familiares, visando a melhoria da economia de São Tomé e Príncipe.
Rita Neto Marques
Redatora e revisora
Outros posts de Rita Neto Marques
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Rita Neto Marques é redatora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Biblioteconomia.
x
Facebook page
Linked In