A criminalidade juvenil em Espanha e na Suécia foi tema de conferência com a Professora María del Valle Medina e com a Mestre Solisa Pekkari.
Com a organização da Professora Doutora Teresa Rodrigues da Silva, diretora do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL) e investigadora do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS), teve lugar, no dia 30 de outubro de 2023, na Universidade Lusíada (Lisboa), a conferência dedicada ao tema "Criminalidade juvenil: o panorama atual em Espanha e na Suécia".
A conferência teve a participação da Professora Doutora María del Valle Medina Rodríguez, docente no Departamento de Trabajo Social y Servicios Sociales da Universidad de Granada, e da Mestre Solisa Aldy Tavares Brito Pekkari, doutoranda em Serviço Social no ISSSL e investigadora no CLISSIS. A apresentação do evento e a introdução das matérias abordadas coube à Professora Teresa Rodrigues da Silva.
 |
Ilustração 1: Professora Doutora María del Valle Medina Rodríguez. (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2023)
|
A sessão iniciou com a Professora María Valle Medina que contextualizou as diferentes modalidades de atos de delito praticados por jovens, que ocorrem em Espanha. Assim como nas restantes sociedades europeias, acrescentou a oradora, estas são civilizações que estão marcadas, hoje, pela destituição dos laços psicológicos, sociais e culturais, e onde as instituições tradicionais de controlo social, designadamente a família e a escola, em conjunto com os sistemas alternativos, como a segurança social, as autarquias, as instituições sociais e comissões de proteção, se revelam ineficazes em inúmeras conjunturas, nas quais a exposição à criminalidade é mais ou menos severa.
Como tal, a violência de jovens, como objeto de estudo, por se entender que ela é diferente de outras formas de violência social, em comparação com a praticada pelos adultos, requer a existência de um sistema específico que não outorgue à violência juvenil uma periculosidade não justificável pela sua incidência. Referindo-se ao contexto espanhol em concreto, a Professora abordou as diretivas do Estado espanhol, orientadas para proteger e educar aqueles que se desviam da normatividade social, absorvendo, o Estado, a responsabilidade de assegurar os direitos dos menores e demonstrar que a reeducação e a proteção constituem o pilar do combate à delinquência.
 |
Ilustração 2: Mestre Solisa Aldy Tavares Brito Pekkari. (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2023)
|
Em seguida, a doutoranda Solisa Pekkari falou do projeto de investigação relativo à sua tese de doutoramento, na qual aborda a realidade social dos gangues juvenis na cidade de Gotemburgo, na Suécia, onde o recrutamento de menores pelo crime organizado tem vindo a aumentar. Com base na análise dos processos judiciários e das entrevistas às mães dos jovens, a investigadora recolheu o perfil desta população com cadastro ligado à droga, e mostrou as expectativas direcionadas ao papel das mães, de como estas experimentam e compreendem o apoio recebido do Serviço Social sueco.
A Mestre Solisa Pekkari concluiu, na sua exposição, que a intenção da referida pesquisa foi a de procurar entender e descrever a influência da parentalidade na criminalidade juvenil, particularmente no tráfico e consumo de drogas, mas sempre do ponto de vista dos pais.
página web calendário fotogaleria
____________________________________________________
Fotografia do banner (da esquerda para a direita) – Sessão de abertura com a Professora Doutora María del Valle Medina Rodríguez e a Professora Doutora Teresa Rodrigues da Silva. (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2023).

Jorge Lopes Carvalho
Redator e repórter fotográfico
Outros posts de Jorge Lopes Carvalho
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Nas Universidades Lusíada procuramos educar e formar homens e mulheres com um forte sentido de cidadania, comprometidos com os valores éticos, sociais, culturais e profissionais, contribuindo, através do ensino, da pesquisa e da divulgação científica, para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Promovemos, assim, o desenvolvimento integral dos nossos alunos, preparando-os como pessoas, como cidadãos e como profissionais capazes de se integrarem no mundo do trabalho e intervirem na sociedade de forma equilibrada, com uma formação humanista, crítica e reflexiva, que coloquem a ciência e a técnica sempre ao serviço do homem, colaborando através dos conhecimentos adquiridos na Universidade para a construção de um mundo melhor, baseando-se no respeito dos valores humanos e das exigências da justiça.
x
Facebook page
Linked In