Estas orientações procuram ampliar o entendimento da literacia digital por meio da educação e da formação, bem como promover uma utilização segura e responsável das tecnologias digitais e o conhecimento acerca da desinformação, considerando o pensamento crítico dos jovens e explorando formas de gerar um ambiente de confiança na sala de aula e um espaço seguro para debate de assuntos delicados.
É, também, neste contexto que o Departamento de Informação, Documentação e Internet (DIDI) da Universidade Lusíada (Lisboa) tem vindo a apresentar sessões de esclarecimento dedicadas à literacia da informação, designadas por "AdS Training", a partir do portal Arquitetura do Saber (AdS), direcionadas para os estudantes da Universidade.

Ilustração 2: pormenor da sessão de esclarecimento de 25 de novembro de 2022. (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2022)
O portal AdS reúne os conteúdos de informação essenciais para apoiar na construção do conhecimento, nomeadamente, na pesquisa dos recursos de informação, na metodologia científica, nas regras de estilo e normalização, na citação e elaboração de referências, necessários à realização de trabalhos académicos.
A formação de utilizadores, sobretudo de estudantes universitários, neste domínio é fundamental, tendo em vista o desenvolvimento de competências de literacia da informação – uma mais-valia no percurso académico, assim como ao longo da vida.
__________________________________
Fotografia do banner – © Unsplash • Nijwam Swargiary
|