Corpo Europeu de Solidariedade.
O Corpo Europeu de Solidariedade (CES) é um programa financiado pela União Europeia (UE) que procura promover a solidariedade na sociedade europeia, envolvendo jovens entre os 17 e os 30 anos e organizações em atividades de solidariedade acessíveis e de alta qualidade.
Baseou-se em iniciativas anteriores da UE na área da solidariedade, com o objetivo de oferecer uma porta de entrada única para organizações ativas no setor da solidariedade e jovens que desejam contribuir para a sociedade nas áreas que consideram mais importantes.
Ilustração: vídeo "Corpo Europeu de Solidariedade 2021–2027". (© Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação)
O CES apoia as prioridades políticas da UE e envolve organizações e jovens em projetos para as abordar da seguinte forma:
- Promover a inclusão e a diversidade e proporcionar a todos os jovens igualdade de acesso às oportunidades do CES;
- Apoiar projetos e atividades que visem proteger, conservar e valorizar os habitats naturais e o ambiente, sensibilizar para a sustentabilidade ambiental e permitir mudanças comportamentais;
- Contribuir para a transição digital através do apoio a projetos e atividades que tenham como objetivo potenciar as competências digitais, fomentar a literacia digital e desenvolver a compreensão dos riscos e oportunidades da tecnologia digital;
- Envolver e capacitar os jovens para serem ativos na sociedade e se tornarem verdadeiros agentes de mudança.
Devido à sua flexibilidade inerente, o CES mobilizou-se rapidamente para apoiar cidadãos ucranianos deslocados, em cooperação com as Agências Nacionais. Em 2022, os candidatos a projetos foram incentivados a incluir atividades ligadas à integração daqueles cidadãos, à promoção de valores comuns europeus ou à luta contra a desinformação e notícias falsas.
Os projetos de voluntariado oferecem aos jovens oportunidades para participarem em atividades de solidariedade e ajudarem a dar resposta às necessidades identificadas nas comunidades locais. O voluntariado pode ser realizado num país diferente do país de residência do participante (nível transfronteiriço) ou no país de residência do participante (nível nacional). Os jovens podem fazer voluntariado a título individual ou em equipa, e as atividades podem durar 12 meses.
sítio web guia do programa inscrição
____________________________________
Fotografia do banner: © Corpo Europeu de Solidariedade.
Rita Neto Marques
Redatora e revisora
Outros posts de Rita Neto Marques
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Rita Neto Marques é redatora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Biblioteconomia.
x
Facebook page
Linked In