Dia da Gerontologia aborda o tema da violência sobre a população idosa.

O Dia da Gerontologia na Lusíada é um evento que anualmente reúne especialistas, profissionais, investigadores e estudantes, e convida a refletir conjuntamente sobre temas e problemáticas relevantes no domínio do envelhecimento. Este ano, o evento decorreu no dia 5 de dezembro de 2022, e contou com a organização do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação e do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada, conjuntamente com o Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social. A iniciativa teve como tema a "Violência sobre a pessoa idosa — Como prevenir? Como atuar?", trazendo a este espaço de partilha e debate especialistas e agentes de intervenção de diferentes entidades com atuação reconhecida nas áreas da segurança, dos serviços sociais, da saúde e da proteção à vítima.
A conferência de abertura do evento contou com a intervenção da Professora Doutora Ana Paula Gil (CICS.NOVA) que trouxe dados sobre o envelhecimento em contexto institucional e a prestação de cuidados, desafiando-nos a refletir sobre a necessidade de uma intervenção institucional e humana centrada na pessoa.
A manhã prosseguiu com o Painel 1, dedicado aos "Programas especiais na área da segurança", em que a Comissário Maria Aurora Dantier (PSP), o Major Ricardo Guimarães da Silva (GNR) e a Mestre Mónica Diniz (CML) partilharam modelos e experiências de policiamento de proximidade e projetos desenvolvidos pelas forças de segurança, cujo trabalho em rede e a participação comunitária são aspetos centrais para uma atuação preventiva e próxima das pessoas mais velhas e das comunidades.

Ilustração 1 (da esquerda para a direita): Comissário Maria Aurora Dantier, Major Ricardo Guimarães da Silva, Mestre Mónica Diniz e Professora Doutora Inês Casquilho-Martins (© Fundação Minerva • Joaquim Matos Ferreira, 2022).
Seguiu-se a mesa-redonda 1, intitulada "Contextos e fatores protetores", onde a Dr.ª Vanda Santos (ISS, I.P.), a Professora Doutora Júlia Cardoso (APSS/ISSSL-UL) e a Dr.ª Susana Viana (ISS, I.P.) debateram questões de planeamento estratégico, visão e objetivos das respostas sociais na área do envelhecimento, para uma melhor prestação de cuidados em casa e em lar, sendo o estatuto do cuidador informal um avanço para o reconhecimento de melhores cuidados às pessoas idosas.
Da parte da tarde, o Painel 2, dedicado à "Intervenção e prevenção da violência contra as pessoas mais velhas" permitiu uma visão multi e interdisciplinar sobre a problemática, em que as oradoras, a Professora Doutora Renata Benavente (INMLCF), a Dr.ª Sílvia Sousa (APAV) e a Dr.ª Janine Almeida (EPVA-CHULC), abordaram as tipologias de violência e o seu enquadramento legal, dados estatísticos referentes à violência contra as pessoas idosas, bem como as respostas e procedimentos de apoio à pessoa vítima de violência.

Ilustração 2 (da esquerda para a direita): Dr.ª Vanda Santos, Professora Doutora Júlia Cardoso, Dr.ª Susana Viana e Professora Doutora Maria Inês Amaro (© Fundação Minerva • Joaquim Matos Ferreira, 2022).
A segunda mesa-redonda do Dia da Gerontologia permitiu a apresentação de projetos em meios rural e urbano, designadamente: a apresentação da Comissão de Proteção do Idoso do Concelho de Serpa, pela Dr.ª Mariana Ramos (CMS), como resposta emergente da rede social de Serpa e do trabalho colaborativo entre as equipas e entidades do território; e os projetos de apoio comunitário na prevenção da violência sobre a pessoa idosa apresentados pela Mestre Bárbara Moraes (ASA/GAPPS-IPCE-UL), nomeadamente o projeto GinasticaMente direcionado ao estimulo cognitivo das pessoas mais velhas através de atividades em contexto de Centro de Dia. O evento terminou com a intervenção de encerramento pela Mestre Cristina Coelho (ISSSL-CLISSIS-UL) que falou sobre o conceito de idadismo, com base numa visão ecológica.
página web calendário fotogaleria
_______________________________________________________
Nota 1: notícia elaborada pela Professora Doutora Inês Casquilho-Martins, com a colaboração da Professora Doutora Isabel de Sousa.
Nota 2: fotografia do banner (da esquerda para a direita) – Professora Doutora Teresa Paula Garcia Rodrigues da Silva, Professora Doutora Túlia Rute Maia Cabrita e Professor Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar.(© Fundação Minerva • Joaquim Matos Ferreira, 2022)
Jorge Lopes Carvalho
Redator e repórter fotográfico
Outros posts de Jorge Lopes Carvalho
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Nas Universidades Lusíada procuramos educar e formar homens e mulheres com um forte sentido de cidadania, comprometidos com os valores éticos, sociais, culturais e profissionais, contribuindo, através do ensino, da pesquisa e da divulgação científica, para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Promovemos, assim, o desenvolvimento integral dos nossos alunos, preparando-os como pessoas, como cidadãos e como profissionais capazes de se integrarem no mundo do trabalho e intervirem na sociedade de forma equilibrada, com uma formação humanista, crítica e reflexiva, que coloquem a ciência e a técnica sempre ao serviço do homem, colaborando através dos conhecimentos adquiridos na Universidade para a construção de um mundo melhor, baseando-se no respeito dos valores humanos e das exigências da justiça.
x
Facebook page
Linked In