Falecimento do Professor João Ferreira de Almeida (1941-2022), antigo docente da Universidade Lusíada.
A Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica e a Reitoria da Universidade Lusíada comunicam, com extremo pesar, o falecimento, no dia 16 de junho de 2022, do Professor Doutor João de Freitas Ferreira de Almeida (1941-2022).
Licenciado em Direito e Doutor em Sociologia, foi Professor Catedrático Emérito do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, instituição que integrou desde a sua fundação, em 1972, e da qual foi presidente, entre 1992 e 2005.
O seu percurso na Universidade Lusíada teve início em outubro de 2010 e decorreu até fevereiro de 2022, tendo lecionado as seguintes unidades curriculares: "Seminário de Tese" e "Metodologia de Investigação Avançada em Serviço Social" (doutoramento em Serviço Social), "Seminário de Metodologia e Técnicas de Investigação" (doutoramentos em Direito e em Gestão), "Problemas de Bem-Estar Social: Desigualdades e Exclusão Social" e "Problemas Sociais Contemporâneos" (mestrado em Serviço Social), "Gestão do Conhecimento" e "Sociologia Económica e das Organizações" (mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional), "Seminário de Introdução aos Problemas Sociais" (licenciatura em Serviço Social), "Seminário de Introdução aos Problemas" (licenciatura em Psicologia) e "Sociologia" (licenciaturas em Comunicação e Multimédia, Economia e Marketing).
O Professor João Ferreira de Almeida foi, também, presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, diretor da revista "Portuguese Journal of Social Science", tendo representado Portugal na comissão permanente para as ciências sociais da European Science Foundation e integrado o Conselho Consultivo do European Social Survey.
Em 2018, foi distinguido com a medalha de mérito científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que é atribuída a individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.
O Professor João Ferreira de Almeida distingue-se, ainda, pela obra realizada no campo da investigação em Sociologia, nomeadamente a respeito das classes e estratificação social, exclusão social e desigualdades sociais, e educação e juventude.
O corpo encontrar-se-á em câmara-ardente a partir as 17H00 do dia 17 de junho, na Igreja de Santa Joana Princesa, em Lisboa. O funeral seguirá no dia 18, às 12H00, para o cemitério dos Olivais.
____________________________________________________
Fotografia do banner: © Fundação Getúlio Vargas, 2008.
Rita Neto Marques
Redatora e revisora
Outros posts de Rita Neto Marques
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Rita Neto Marques é redatora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Biblioteconomia.
x
Facebook page
Linked In