Menu
  1. Home
  2. Ensino
    • Todos
    • Entrevista
    • FAA
    • FCEE
    • FD
    • FET
    • IET
    • IPCE
    • ISSSL
    • Prova académica
      Mais

      Sem conteúdo

      Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      Anterior Próximo
    1. Ciência
      • Todos
      • CEJEIA
      • CIPD
      • CITAD
      • CLIPIS
      • CLISSIS
      • COMEGI
        Mais

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

        Anterior Próximo
      1. Cooperação

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      2. Cultura

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      3. Emprego

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      4. Publicações
        • Todos
        • Publicações
        • Monografias
        • Revistas
          Mais

          Sem conteúdo

          Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

          Anterior Próximo
        Social Links Search User Login Menu
        Tools
        Close
        Close

         

         

        Professora Elizabeth Real de Oliveira apresenta projeto no âmbito do COMEGI - Research Talks.
        Jorge Lopes Carvalho
        / Categorias: Ciência, COMEGI

        Professora Elizabeth Real de Oliveira apresenta projeto no âmbito do COMEGI - Research Talks.

        O Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI) arrancou com um ciclo de videoconferências que inclui apresentações e debates sobre os temas em investigação pelos seus membros, cabendo à Prof.ª Doutora Elizabeth Real de Oliveira inaugurar esta iniciativa, no dia 29 de Maio de 2020, com a apresentação do projeto intitulado "Qvo Vadis Homo Sapiens? Análise de modelos de tomada de decisão em mercados globais numa era pós-Covid".

        A moderação destas videoconferências, intituladas "COMEGI - Research Talks", estarão a cargo do Prof. Doutor Eng. Luís Valadares Tavares, director da referida unidade de investigação, e as apresentações terão uma duração de 30 minutos, seguindo-se um espaço para o debate entre os participantes inscritos nas sessões on-line, difundidas em simultâneo pelas plataformas Microsoft Teams e no canal do Youtube da Universidade Lusíada.

        No lançamento deste ciclo, a Prof.ª Doutora Elizabeth Real de Oliveira teve a oportunidade de apresentar o projeto denominado Sapiens, um projeto de investigação que ainda se encontra em fase embrionária e que pretende revisitar o legado da Economia Comportamental iniciado na parceria entre Daniel Kahneman (Prémio Nobel da Economia, 2002) e Amos Tversky, dois pioneiros das ciências cognitivas e precursores desta nova disciplina.

        Numa breve introdução ao conteúdo da Economia Comportamental, o Prof. Doutor Eng. Luís Valadares Tavares sustentou, na abertura do evento, que este campo de estudo surgiu com o objetivo de unir as ciências económicas aos conhecimentos recentemente desenvolvidos na Psicologia, nomeadamente na segunda metade do século XX, com o objetivo de criar modelos que descrevessem de maneira mais realista as escolhas dos indivíduos e que pudessem explicar o comportamento aparentemente irracional da gestão do risco pelos seres humanos.

        Ilustração — Videoconferência "COMEGI - Research Talks #1", com a Prof.ª Doutora Elizabeth Real de Oliveira (Microsoft Teams, 2020).

        O projeto Sapiens, submetido à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) pela Prof.ª Doutora Elizabeth Real de Oliveira, é um projeto experimental que "[...] não se baseia em construções matemáticas apriorísticas [...]", segundo palavras do moderador, mas é antes, uma proposta apoiada no levantamento exaustivo e na respetiva síntese da produção científica dentro de diversas áreas do conhecimento. A investigadora adiantou, ainda, que a diversidade de formação da equipa permite-lhe realizar uma ampla abordagem interdisciplinar de análise do modelo de tomada de decisão, assim como as suas motivações fundamentais, destacando, porém, que é no domínio das neurociências, e das ferramentas que este campo oferece, fruto dos avanços do conhecimento do cérebro humano, onde reside o enfoque na monitorização e interpretação dos dados relativos aos comportamentos dos indivíduos estudados.

        Este "[...] laboratório cognitivo e experimental [...]", assim designado pela investigadora, irá debruçar-se sobre os múltiplos fatores que entram em equação e influenciam o processo de tomada de decisão, seja em contexto empresarial ou em esfera privada. De entre os fatores a merecer maior preponderância, foram citados o estudo da personalidade do indivíduo, a análise dos padrões de tomadas de decisão - através da interação de pessoas com diversos tipos de personalidade - as perceções e intuições individuais, as diferenças geracionais, o género, os fatores externos ambientais e internos biológicos, a cultura organizacional e as teorias de cross-culture.

        Um outro campo a ser objeto de estudo detalhado nesta investigação diz respeito ao impacto crescente da Inteligência Artificial (IA) e de que forma ela pode refinar o processo de tomada de decisão. A investigadora salientou a importância da conectividade digital, que é a fonte do que chamamos hoje a era do Big Data, e a rápida evolução do machine learning, que confere aos computadores a possibilidade de "aprender" com as nossas tendências de uso. Esta revolução tecnológica em curso tem exponenciado o peso da IA, não só nos processos de tomada de decisão, mas também na etapa do planeamento estratégico de mercado das empresas, reforçou a autora do projeto.

        A primeira sessão do "COMEGI - Research Talks" foi presenciada essencialmente por investigadores da referida unidade de investigação e esteve aberta ao debate entre os participantes, reunindo intervenções da Prof.ª Doutora Isabel Duarte de Almeida, do Eng. Nuno Silva, da Prof.ª Doutora Paula Rodrigues e, também, do Prof. Doutor Eng. Luís Valadares Tavares, organizador desta iniciativa.

        página web | calendário | fotogaleria

        Imprimir
        903 Avalie este artigo:
        Sem classificação
        Jorge Lopes Carvalho

        Jorge Lopes CarvalhoJorge Lopes Carvalho

        Redator e repórter fotográfico

        Outros posts de Jorge Lopes Carvalho
        Contato do autor Biografia completa

        Biografia completa

        Nas Universidades Lusíada procuramos educar e formar homens e mulheres com um forte sentido de cidadania, comprometidos com os valores éticos, sociais, culturais e profissionais, contribuindo, através do ensino, da pesquisa e da divulgação científica, para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Promovemos, assim, o desenvolvimento integral dos nossos alunos, preparando-os como pessoas, como cidadãos e como profissionais capazes de se integrarem no mundo do trabalho e intervirem na sociedade de forma equilibrada, com uma formação humanista, crítica e reflexiva, que coloquem a ciência e a técnica sempre ao serviço do homem, colaborando através dos conhecimentos adquiridos na Universidade para a construção de um mundo melhor, baseando-se no respeito dos valores humanos e das exigências da justiça.

        x

        Por favor faça login ou registe-se para comentar.

        Contactar autor

        x

        Recomendados

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

        Anterior Próximo

        Categorias

        «novembro de 2026»
        segterquaquisexsábdom
        26272829
        30311
        2
        Prova pública de mestrado em GRHAO:...

        Prova pública de mestrado em GRHAO:...

        Local do evento: Sala Multiusos — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        345
        Conferência — Casas do nordeste Algarvio:...

        Conferência — Casas do nordeste Algarvio:...

        Local do evento: Auditório 4 — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        6
        78
        91011
        Workshop #4: Provas de avaliação...

        Workshop #4: Provas de avaliação...

        Local do evento: Sala 1F — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        12131415
        1617
        Prova pública de mestrado em Design:...

        Prova pública de mestrado em Design:...

        Local do evento: Sala Multiusos — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        1819202122
        23
        Ciclo de aulas abertas #2 — Transições...

        Ciclo de aulas abertas #2 — Transições...

        Local do evento: Sala 2E – Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        24252627
        2829
        30123456

        Próximos eventos Eventos RSSiCalendar export

        Back To Top