Professora Inês Casquilho-Martins e Professor Joaquim Fialho organizam livro sobre o planeamento da intervenção social, das Edições Sílabo.
 |
Ilustração 1 (da esquerda para a direita): Professor Doutor Joaquim Fialho, Dr.ª Idália Serrão e Professora Doutora Inês Casquilho-Martins no evento. (© Fundação Minerva • Carolina Ferreira Gomes, 2023)
|
No dia 16 de novembro de 2023, no espaço Atmosfera M (Fundação Montepio), decorreu o evento "Fórum para a intervenção social: planear, construir e transformar em tempos de mudança acelerada", durante o qual foi apresentado ao público o livro "Planeamento da intervenção social: conceção, ação e avaliação", obra que conta com a organização da Professora Doutora Inês Casquilho-Martins, investigadora do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS) da Universidade Lusíada (Lisboa), docente e coordenadora do mestrado em Serviço Social da mesma instituição, e do Professor Doutor Joaquim Fialho, investigador do CLISSIS. Este livro conta, ainda, com colaborações de vários professores e investigadores da Universidade Lusíada (Lisboa).
O evento, promovido pela Fundação Montepio, teve, numa primeira parte, um debate sobre “Planeamento participativo: realidade ou utopia em tempos de mudança acelerada?”, com um painel de oradores convidados que incluía o Professor Doutor Rogério Roque Amado, a Professora Doutora Ana Esgaio e a Professora Doutora Júlia Cardoso, docentes do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, do Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e da Universidade Lusíada (Lisboa), respetivamente.
A apresentação do livro, com a chancela da Edições Sílabo, decorreu num segundo momento e contou com algumas palavras proferidas pela Dr.ª Idália Serrão, administradora executiva da Fundação Montepio. Salientamos, também, o "Prefácio", da autoria do presidente da Fundação Montepio, Dr. Virgílio Boavista Lima, que sobre a temática do planeamento da intervenção social refere que é "[…] uma das mais importantes ferramentas de gestão das organizações da economia social […] porquanto disponibiliza instrumentos que permitem melhorar o funcionamento e sustentabilidade das organizações sociais e construir respostas mais eficazes, assegurando a resolução de problemas e necessidades de pessoas e comunidades". Por outro lado, os organizadores da publicação salientam, na "Introdução", a importância de “[…] criar um recurso de apoio aos profissionais da intervenção social […]”, disponibilizando um “[…] referencial fundamental para os interventores sociais […]”.
 |
Ilustração 2: Capa do livro. (© Edições Sílabo, 2023)
|
“Faça a diferença. Planeie com sabedoria. Aja com propósito. Avalie com precisão”, são palavras-chave essenciais para a intervenção social e estão presentes no livro nas três partes em que está organizado — Parte 1. Conceção, onde se destacam três artigos dos organizadores desta publicação; Parte 2. Técnicas e Ferramentas, com contributos da Professora Doutora Teresa Rodrigues da Silva, da Professor Doutora Isabel de Sousa, docentes e investigadoras da Universidade Lusíada (Lisboa), e da Mestre Carolina Ferreira Gomes, bolseira do CLISSIS; e Parte 3. Planeamento aplicado, com artigos da Professora Doutora Júlia Cardoso, da Professora Doutora Vanda Sofia Ramalho e do Professor Doutor Nuno Baptista.
Os organizadores enfatizam, na "Introdução", que "[…] planear implica diagnóstico, ação (organização e funcionalidade), recursos, metas, objetivos, monitorização e avaliação […] e o planeamento da intervenção social parte do presente para provocar mudanças no futuro, influindo, desta forma, na melhoria das condições de vida das pessoas, organizações e dos territórios [...]".
página web
____________________________________
Fotografia do banner: Pormenor da capa do livro. (© Edições Sílabo, 2023)
