Professora Isabel Cantista integrou a Comissão Organizadora e presidiu à Comissão Científica da Global Fashion Conference 2022.
A Professora Doutora Isabel Cantista, diretora da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa (FCEE) da Universidade Lusíada (Norte – Porto) e investigadora do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI), integrou a Comissão Organizadora e presidiu à Comissão Científica da Global Fashion Conference 2022, que se realizou, em formato on-line, a partir da Alemanha, nos dias 17 e 18 de novembro de 2022.
A presente edição foi organizada em parceria com a AMD – Akademie Mode & Design, que possui cinco escolas com licenciaturas e estudos pós-graduados nas áreas de Design de Moda e Comunicação e Média, e que integra a Hochschule Fresenius – University of Applied Sciences (Alemanha).
Nos dois dias da conferência, sob o título "A sustentabilidade da moda: do sonho à realidade", quatro grandes áreas estiveram em debate: a ética e a estética da sustentabilidade, as novas aplicações das tecnologias de informação, a política e regulamentação legal da moda, e o financiamento da transição para a sustentabilidade.
De entre os oradores convidados, destaca-se a participação da Professora Doutora Kate Fletcher e da Professora Doutora Mathilda Tham, que no último ano publicaram "Earth logic: fashion action research plan", bem como da Mestre Heike Derwanz, que defende que a sustentabilidade passa pelo minimalismo em termos sociais e culturais.
No domínio político, a Secretária do Governo Federal Alemão para a Defesa do Ambiente, Natureza, Segurança Nuclear e Defesa dos Direitos dos Consumidores, Professora Doutora Christiane Rohleder, abordou as questões prementes para a Alemanha com ênfase na questão energética, e a Estratégia da União Europeia para Têxteis e Moda foi analisada por três investigadoras: Dr.ª Sara Cavagnero, da Northumbria University (Inglaterra), Professora Doutora Heidi Harkonnen, da University of Turku (Finlândia), e Professora Doutora Rebecca Ravalli, do European University Institute (Itália). Este painel foi moderado pela Dr.ª Emmanuelle Maire, responsável pela Unidade de Economia Circular da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia.
Estiveram presentes 300 investigadores e foram apresentados cerca de 100 trabalhos de investigadores e empresas inovadoras aprovados pela Comissão Científica. Estes trabalhos serão publicados durante o mês de janeiro, no sítio web da conferência, sendo os vídeos editados das apresentações também disponibilizados no canal de YouTube do evento.
Foram atribuídos prémios à melhor investigação em Inovação e à melhor investigação em Sustentabilidade por um júri constituído pela Professora Doutora Henrietta Onwuegbuzie, diretora do Programa de Inovação e Empreendedorismo da Lagos Business School (Nigéria) e a segunda mulher africana a ser convidada a lecionar na Yale University (Estados Unidos da América – EUA), pela Dr.ª Patrícia Ferreira, CEO da Valérius Hub Inovação, e pela Dr.ª Kerstin Weng, chefe de redação da "Vogue" alemã.
A edição de 2023 será realizada em formato híbrido, na Glasgow Caledonian University (Escócia), cujos campi se localizam em Glasgow, Londres (Inglaterra) e Nova Iorque (EUA), e dedicar-se-á ao tema "Fashion for the common good".
____________________________________
Nota 1: notícia elaborada com o apoio da Professora Doutora Isabel Cantista.
Nota 2: fotografia do banner – Professora Doutora Isabel Cantista.
Rita Neto Marques
Redatora e revisora
Outros posts de Rita Neto Marques
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Rita Neto Marques é redatora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Biblioteconomia.
x
Facebook page
Linked In