Programa cultural da Universidade Lusíada Editora na Feira do Livro de Lisboa arranca com conferência/debate a respeito da abordagem psicossocial no Serviço Social.
Inserida no programa cultural da Universidade Lusíada Editora, no âmbito da sua participação na 93.ª Feira do Livro de Lisboa, decorreu, no dia 1 de junho de 2023, no Auditório Sul, a conferência/debate "Serviço Social de casos: o contributo de Mary Richmond (1922-2022)", com a Professora Doutora Teresa Rodrigues da Silva, diretora do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL) da Universidade Lusíada e investigadora do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS), a Dr.ª Carolina Ferreira Gomes, bolseira do CLISSIS, a Doutora Cláudia Rosa, assistente social, a Professora Doutora Joana Brinca, da Universidade de Coimbra, a Professora Doutora Paula Ferreira, da Universidade Lusófona, e a Mestre Vilma Silvestre, da Universidade do Minho, estando, também, presente, o Dr. Helder de Albuquerque Machado, em representação da editora.
Tendo como fio condutor a abordagem psicossocial no Serviço Social, a Professora Teresa Rodrigues da Silva e a Dr.ª Carolina Ferreira Gomes deram início à conferência, considerando o contributo desenvolvido por Mary Richmond a partir da sua segunda obra, "What is case work?", publicada em 1922, que conferiu uma sistematização ao método do case work, que se traduz num modelo clássico do Serviço Social, o Serviço Social de casos. Através desta obra, que apesar de ser dirigida aos profissionais de Serviço Social, recolhe, também, o contributo de autores provenientes de áreas de saber distintas, entre as quais a Psicologia e a Psiquiatria, surge o primeiro grande output relativo à abordagem psicossocial – a partilha entre diferentes áreas profissionais. Foi, deste modo, dado um salto até à atualidade, sendo apresentados diferentes perspetivas e desafios relacionados com a abordagem psicossocial.

Ilustração (da esquerda para a direita): Professora Doutora Teresa Rodrigues da Silva, Dr.ª Carolina Ferreira Gomes, Professora Doutora Joana Brinca, Professora Doutora Paula Ferreira, Doutora Cláudia Rosa e Mestre Vilma Silvestre. (© Fundação Minerva • João Paulo Fidalgo, 2023)
"Casamento infantil, precoce e forçado: uma violação (ainda atual) dos direitos humanos" foi o título da apresentação da Mestre Vilma Silvestre, que se debruçou sobre uma realidade que aparenta não ser atual, mas que continua presente nas sociedades, tendo uma grande expressão nos contextos socioeconómicos mais desfavorecidos. A oradora refletiu de forma crítica acerca das práticas de erradicação desta problemática, bem como sobre a relevância da intervenção psicossocial neste âmbito.
A Professora Doutora Joana Brinca, a Doutora Claúdia Rosa e a Professora Doutora Paula Ferreira abordaram os "Desafios das empresas na atualidade: que oportunidades para o Serviço Social?". A partir de uma revisão da literatura referente à temática, as oradoras questionaram e refletiram sobre as oportunidades que as transformações atuais nas empresas e sociedade globais têm proporcionado ao Serviço Social.
Próximos eventos da Universidade Lusíada Editora:
6 de junho | Auditório Sul | 20H00:
- "Todos somos Cosmos". Conferência/debate com a coordenação do Professor Doutor Arqt. Mário Chaves (docente da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada e investigador do Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design – CITAD).
7 de junho | Auditório Sul | 18H00:
9 de junho | Auditório Nascente | 16H00:
____________________________________
Nota 1 – notícia elaborada com o apoio da Dr.ª Carolina Ferreira Gomes.
Nota 2 – fotografia do banner: Mestre Vilma Silvestre, Professora Doutora Paula Ferreira, Doutora Cláudia Rosa, Professora Doutora Joana Brinca, Professora Doutora Teresa Rodrigues da Silva, Dr.ª Carolina Ferreira Gomes e Dr. Helder de Albuquerque Machado. (© Fundação Minerva • João Paulo Fidalgo, 2023)
página web calendário programa cultural fotogaleria
Rita Neto Marques
Redatora e revisora
Outros posts de Rita Neto Marques
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Rita Neto Marques é redatora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Biblioteconomia.
x
Facebook page
Linked In