Visita da Cruz do COD de Lisboa da Jornada Mundial da Juventude à Universidade Lusíada.
A Universidade Lusíada (Lisboa) recebeu, no âmbito da preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ), a visita da Cruz do COD (Comité Organizador Diocesano), na manhã do dia 11 de novembro de 2022.
Esta visita está inserida na peregrinação da Cruz do COD à Vigararia Lisboa III, mais concretamente à Paróquia de São Pedro em Alcântara, que organizou um percurso da Cruz por vários locais emblemáticos da freguesia.
Na Universidade Lusíada, a Cruz do COD foi recebida por um grupo de estudantes que, em procissão, a conduziram até à imagem da Nossa Senhora da Conceição, no Jardim da Universidade. Neste espaço, juntamente com o Padre Paul Binoy James Panachithara, vigário na Paróquia de São Pedro em Alcântara, e o Professor Doutor Afonso d'Oliveira Martins, Reitor da Universidade Lusíada, foram proferidas palavras de acolhimento e uma recitação da oração da JMJ.
A Cruz do COD de Lisboa anda em peregrinação pelas 18 Vigararias do Patriarcado com o objetivo de despertar as comunidades para o caminho de preparação da JMJ Lisboa 2023. A cada dia 23, a Cruz do COD de Lisboa muda de Vigararia e, durante um mês, visita as respetivas paróquias, proporcionando momentos de oração e evangelização, dentro e fora da Igreja.

Ilustração (em destaque): Dr. Rui José Martins da Silva e estudante Diogo Costa Lima Ascensão a carregar a Cruz do COD na procissão pelo Jardim da Universidade. (© Fundação Minerva • Joaquim Matos Ferreira, 2022)
Refira-se que a Cruz do COD é o logótipo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, evento que decorrerá na cidade de Lisboa, de 1 a 6 de agosto, e que reunirá milhares de jovens de todo o mundo, a convite do Papa Francisco, para celebrarem a sua fé em ambiente festivo. Inspirado no tema «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39), tem a Cruz como elemento central. Esta é atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo. As cores (verde, vermelho e amarelo) evocam a bandeira portuguesa. Segundo a autora do logótipo, a jovem designer portuguesa Beatriz Roque Antunes, "[...] trata-se de um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas da construção de um mundo mais justo e fraterno."
O local onde se realiza a Jornada vai alternando, mudando de cidade, a cada edição. É o Papa quem escolhe a diocese que irá acolher cada JMJ, cabendo a esta a organização do evento, sempre em estreita colaboração com a Santa Sé, mais concretamente com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. É, também, o Santo Padre quem escolhe o tema da JMJ e o apresenta através de uma mensagem escrita para o efeito, orientando o caminho de preparação e a vivência da própria Jornada.
A Capelania da Universidade Lusíada, em sintonia com o Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023, está a constituir um grupo de estudantes que representarão a Universidade na especial missão de acolher os peregrinos e as iniciativas que se realizarem na Universidade Lusíada (Lisboa), integradas no programa oficial da JMJ. Todos os que quiserem ter um papel mais ativo são bem-vindos a integrar este grupo de voluntários, bastando, para isso, enviar um e-mail a manifestar o interesse.
Recorde-se, ainda, que Maria Assis Libório, estudante do 4.º ano do mestrado integrado em Arquitetura da Universidade Lusíada (Lisboa), a realizar o programa Erasmus+ na Universidade de Roma La Sapienza, esteve presente no Vaticano, no passado dia 23 de outubro de 2022, a convite do Papa Francisco, durante o anúncio de abertura das inscrições para a JMJ.
________________________________________
Imagem do banner: Cruz do COD no Jardim da Universidade (© Fundação Minerva • Joaquim Matos Ferreira, 2022).
página web calendário fotogaleria
Ana Rita Ribeiro
Redatora
Outros posts de Ana Rita Ribeiro
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Ana Rita Ribeiro é bibliotecária nos Serviços de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada, desde 2008, e colabora, entre outras áreas, no tratamento e processamento da informação, na redação de notícias, no apoio ao utilizador e à aprendizagem.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e pós-graduada em Ciências Documentais (variante de bibliotecas).
Para além da sua atividade profissional, aposta em tempo de qualidade com a família, na leitura e é entusiasta do exercício físico, corrida e trail running.
x
Facebook page
Linked In