Menu
  1. Home
  2. Ensino
    • Todos
    • Entrevista
    • FAA
    • FCEE
    • FD
    • FET
    • IET
    • IPCE
    • ISSSL
    • Prova académica
      Mais

      Sem conteúdo

      Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      Anterior Próximo
    1. Ciência
      • All
      • CEJEIA
      • CIPD
      • CITAD
      • CLIPIS
      • CLISSIS
      • COMEGI
        More

        No content

        A problem occurred while loading content.

        Previous Next
      1. Cooperação

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      2. Cultura

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      3. Emprego

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      4. Publicações
        • Todos
        • Publicações
        • Monografias
        • Revistas
          Mais

          Sem conteúdo

          Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

          Anterior Próximo
        Social Links Search User Login Menu
        Tools
        Close
        Close

         

        Dino D’Santiago, o "cliente real" dos estudantes de Arquitetura, regressou à Lusíada.
        Jorge Lopes Carvalho
        / Categorias: Ensino, FAA

        Dino D’Santiago, o "cliente real" dos estudantes de Arquitetura, regressou à Lusíada.

        No dia 23 de maio de 2024, a Faculdade de Arquitectura e Artes (FAA) da Universidade Lusíada (Lisboa) consumou a iniciativa "Um cliente real", promovida pela Professora Doutora Arqt.ª Helena Botelho, diretora da referida faculdade, e que teve o cantor português Dino D’Santiago como protagonista.

        Ilustração 1 (da esquerda para a direita): Professora Doutora Arqt.ª Helena Botelho e Dino D'Santiago. (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2024)

        O projeto "Um cliente real" iniciou-se no dia 16 de novembro de 2023, com a presença de Dino D’Santiago em sala de aula, e foi orientado para os estudantes da unidade curricular de "Projeto 3", do 5.º ano do mestrado integrado em Arquitetura, coordenado pela Professora Helena Botelho.

        Nesta primeira fase, o artista expôs os seus requisitos, em forma de enunciado, aos futuros arquitetos, para que estes desenvolvessem propostas arquitetónicas para a Fundação Dino D'Santiago, tendo em consideração as necessidades reais do cliente.

        O propósito deste evento foi o de colocar os finalistas a projetar um edifício que dará corpo à Fundação, a ser erguido na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. O esboço desta construção corresponde ao ensejo do cantor em deixar um legado para as atuais e futuras novas gerações que se encontram em contextos socioeconómicos vulneráveis, no arquipélago.

        Ilustração 2: Pormenor da apresentação dos trabalhos pelos estudantes. (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2024)

        Promover a inclusão social de crianças sem cuidados parentais, ou em risco de os perder, distanciá-las do abandono escolar, protegê-las dos perigos da rua e, finalmente, poder dar-lhes um lar, são os grandes desígnios de Dino D’Santiago para este projeto, e, por esta razão, foram, também, as diretrizes fundamentais para a conceção da futura obra, no âmbito da sua função, organização, estrutura, ambiente e envolvente.

        Na sequência desta iniciativa, findo o período criativo e de execução do projeto, os estudantes apresentaram, então, os seus trabalhos e as suas ideias ao cantor, aos restantes colegas e professores que testemunharam o evento.

        Dino D’Santiago, a par da sua carreira artística, tem participado ativamente em projetos que promovem a inclusão de crianças e jovens oriundos de contextos de maior vulnerabilidade socioeconómica. Um desses projetos, ensaiado, agora, na Lusíada, permitiu, pois, esta estimulante união de interesses, da parte da vontade do artista, e, por outro, da continuidade na otimização dos conhecimentos teóricos e práticos, aplicados em  aspetos concretos, da parte dos estudantes.

        Ilustração 3: Professora Doutora Arqt.ª Helena Botelho, Dino D'Santiago e Professor Doutor Arqt. Fernando Hipólito, acompanhados por estudantes do mestrado integrado em Arquitetura. (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2024)

         

        página web calendário fotogaleria 

        ____________________________________________________

        Fotografia do banner: Dino D'Santiago. (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2024)
         

        Artigo anterior Lusíada – Norte (Porto) organiza o XI Congresso Internacional de Intervenção Psicológica.
        Artigo Seguinte Doutora Helena da Silva Cruz apresenta livro "Serviço social na formação profissional em Portugal: percursos na construção de uma profissionalidade", na Lusíada.
        Imprimir
        590 Avalie este artigo:
        3.0
        Jorge Lopes Carvalho

        Jorge Lopes CarvalhoJorge Lopes Carvalho

        Redator e repórter fotográfico

        Outros posts de Jorge Lopes Carvalho
        Contato do autor Biografia completa

        Biografia completa

        Nas Universidades Lusíada procuramos educar e formar homens e mulheres com um forte sentido de cidadania, comprometidos com os valores éticos, sociais, culturais e profissionais, contribuindo, através do ensino, da pesquisa e da divulgação científica, para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Promovemos, assim, o desenvolvimento integral dos nossos alunos, preparando-os como pessoas, como cidadãos e como profissionais capazes de se integrarem no mundo do trabalho e intervirem na sociedade de forma equilibrada, com uma formação humanista, crítica e reflexiva, que coloquem a ciência e a técnica sempre ao serviço do homem, colaborando através dos conhecimentos adquiridos na Universidade para a construção de um mundo melhor, baseando-se no respeito dos valores humanos e das exigências da justiça.

        x

        Por favor faça login ou registe-se para comentar.

        Contactar autor

        x

        Recomendados

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

        Anterior Próximo

        Categorias

        «novembro de 2026»
        segterquaquisexsábdom
        26272829
        30311
        2
        3456
        78
        91011
        Workshop #4: Provas de avaliação...

        Workshop #4: Provas de avaliação...

        Local do evento: Sala 1F — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        12131415
        1617
        Prova pública de mestrado em Design:...

        Prova pública de mestrado em Design:...

        Local do evento: Sala Multiusos — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        1819202122
        23
        Aula aberta #2 — Transições demográficas:...

        Aula aberta #2 — Transições demográficas:...

        Local do evento: Sala 2E – Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        24252627
        2829
        30123456

        Próximos eventos Eventos RSSiCalendar export

        Back To Top