Menu
  1. Home
  2. Ensino
    • Todos
    • Entrevista
    • FAA
    • FCEE
    • FD
    • FET
    • IET
    • IPCE
    • ISSSL
    • Prova académica
      Mais

      Sem conteúdo

      Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      Anterior Próximo
    1. Ciência
      • Todos
      • CEJEIA
      • CIPD
      • CITAD
      • CLIPIS
      • CLISSIS
      • COMEGI
        Mais

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

        Anterior Próximo
      1. Cooperação

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      2. Cultura

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      3. Emprego

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      4. Publicações
        • Todos
        • Publicações
        • Monografias
        • Revistas
          Mais

          Sem conteúdo

          Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

          Anterior Próximo
        Social Links Search User Login Menu
        Tools
        Close
        Close

         

        Professora Sofia Marques publica artigo na revista "Frontiers in Psychiatry".
        Jorge Lopes Carvalho
        / Categorias: Ciência, CIPD

        Professora Sofia Marques publica artigo na revista "Frontiers in Psychiatry".

        A Professora Doutora Sofia Marques, docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada – Norte (Porto) e investigadora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), é primeira autora do artigo publicado no dia 16 de abril de 2024, na revista científica "Frontiers in Psychiatry", com o título "Emotion dysregulation and depressive symptoms mediate the association between inhibitory control difficulties and aggressive behaviour in children with ADHD", na secção de "ADHD" — Attention deficit hyperactivity disorder —, volume 15 (2024).

        O artigo, disponível em acesso livre, enquadra-se no âmbito do projeto M2Child, registado no CIPD, e foi elaborado em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (entidade coordenadora). O estudo realizado debruçou-se sobre o comportamento agressivo impulsivo em crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. O universo constituído para a investigação reuniu 72 indivíduos, dos quais 38 apresentavam um transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), e 34 tinham um desenvolvimento (infantil) típico (DT), ou seja, crianças cujos progressos e aprendizagens estão conforme o esperado para as suas idades.

        Ilustração: Imagem da revista "Frontiers in Psychiatry". 

        O comportamento agressivo impulsivo vincula-se a um padrão repetitivo de comportamento que envolve a violação de normas e regras importantes relacionadas com a idade e que normalmente começa na infância ou no início da adolescência. Um fator de risco proximal para este comportamento tem sido atribuído a uma capacidade de controlo emocional deficiente. Portanto, o presente estudo examinou a conexão entre a regulação emocional com o comportamento dissocial e agressivo em idade escolar.

        Os resultados mostram que diferentes formas de comportamento agressivo estão relacionadas de forma diferenciada com dificuldades de controlo emocional, que deveriam mediar a relação entre dificuldades de controle inibitório e comportamento agressivo em crianças com TDAH. A investigação concluiu que intervenções futuras podem ser adaptadas para melhorar as habilidades de regulação emocional, complementando, assim, com outras medidas comuns para o tratamento de distúrbios de comportamento social.

        "Frontiers" — "[…] the 3rd most-cited and 6th largest research publisher and open science platform […]" — é uma revista científica multidisciplinar empenhada em promover a publicação e o acesso irrestrito dos avanços na pesquisa psicológica, no âmbito da saúde e da psicologia clínica, da ciência cognitiva, da ciência da perceção e personalidade e da psicologia social, comunicando o conhecimento científico a psicólogos, investigadores, académicos e ao público em geral. (fonte: "Frontiers")

        artigo

        ____________________________________

        Fotografia do banner: Professora Doutora Sofia Marques. (© Fundação Minerva • Anónimo, s.d.)

        Artigo anterior Professora Margarida Salema d'Oliveira Martins participou, como keynote speaker, no Free Market Road Show 2024.
        Artigo Seguinte Prova pública de mestrado em Direito da Lic.ª Ana Maria Domingues.
        Imprimir
        634 Avalie este artigo:
        Sem classificação
        Jorge Lopes Carvalho

        Jorge Lopes CarvalhoJorge Lopes Carvalho

        Redator e repórter fotográfico

        Outros posts de Jorge Lopes Carvalho
        Contato do autor Biografia completa

        Biografia completa

        Nas Universidades Lusíada procuramos educar e formar homens e mulheres com um forte sentido de cidadania, comprometidos com os valores éticos, sociais, culturais e profissionais, contribuindo, através do ensino, da pesquisa e da divulgação científica, para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Promovemos, assim, o desenvolvimento integral dos nossos alunos, preparando-os como pessoas, como cidadãos e como profissionais capazes de se integrarem no mundo do trabalho e intervirem na sociedade de forma equilibrada, com uma formação humanista, crítica e reflexiva, que coloquem a ciência e a técnica sempre ao serviço do homem, colaborando através dos conhecimentos adquiridos na Universidade para a construção de um mundo melhor, baseando-se no respeito dos valores humanos e das exigências da justiça.

        x

        Por favor faça login ou registe-se para comentar.

        Contactar autor

        x

        Recomendados

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

        Anterior Próximo

        Categorias

        «novembro de 2026»
        segterquaquisexsábdom
        26272829
        30311
        2
        3456
        78
        910
        Reunião do Conselho Escolar da Faculdade...

        Reunião do Conselho Escolar da Faculdade...

        Local do evento: Sala dos Conselhos — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        11
        Workshop #4: Provas de avaliação...

        Workshop #4: Provas de avaliação...

        Local do evento: Sala 1F — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        12131415
        1617
        Prova pública de mestrado em Design:...

        Prova pública de mestrado em Design:...

        Local do evento: Sala Multiusos — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        1819202122
        23
        Aula aberta #2 — Transições demográficas:...

        Aula aberta #2 — Transições demográficas:...

        Local do evento: Sala 2E – Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        24252627
        2829
        30123456

        Próximos eventos Eventos RSSiCalendar export

        Back To Top