Menu
  1. Home
  2. Ensino
    • Todos
    • Entrevista
    • FAA
    • FCEE
    • FD
    • FET
    • IET
    • IPCE
    • ISSSL
    • Prova académica
      Mais

      Sem conteúdo

      Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      Anterior Próximo
    1. Ciência
      • Todos
      • CEJEIA
      • CIPD
      • CITAD
      • CLIPIS
      • CLISSIS
      • COMEGI
        Mais

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

        Anterior Próximo
      1. Cooperação

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      2. Cultura

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      3. Emprego

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      4. Publicações
        • Todos
        • Publicações
        • Monografias
        • Revistas
          Mais

          Sem conteúdo

          Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

          Anterior Próximo
        Social Links Search User Login Menu
        Tools
        Close
        Close

         

        "Regime jurídico do desporto em Espanha e Portugal" é o título da nova publicação da Universidade Lusíada Editora.
        Ana Rita Ribeiro

        "Regime jurídico do desporto em Espanha e Portugal" é o título da nova publicação da Universidade Lusíada Editora.

        Ilustração: capa do livro. (© Fundação Minerva • Paulo Amaral Soares, 2026)

        A Universidade Lusíada Editora acaba de publicar a obra intitulada "Regime jurídico do desporto em Espanha e Portugal = Régimen jurídico del deporte en España y en Portugal", que contou com a organização do Professor Doutor José Alberto Rodríguez Lorenzo González, do Professor Doutor Lúcio Miguel Teixeira Correia, ambos docentes da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada (Lisboa), e do Professor Doutor Francisco Rubio Sánchez e do Professor Doutor Luis Marín Hita, da Universidad de Extremadura, numa iniciativa conjunta entre as duas instituições de ensino superior.

        Tanto o ordenamento jurídico português como o espanhol reconhecem o Direito ao Desporto como um direito fundamental, estando consagrado em ambas as normas constitucionais. Cabe ao Estado o dever de promover e apoiar a sua generalização, uma vez que é um direito promotor de desenvolvimento pessoal, de saúde e de inclusão social.

        A evolução da sociedade conduziu à afirmação do Direito do Desporto como um ramo autónomo e consolidado do Direito, em resultado da crescente complexidade do fenómeno desportivo e da consequente necessidade de regulamentação. Nos ordenamentos jurídicos português e espanhol, esta autonomia tem-se vindo a afirmar de forma contínua, impulsionada pela profissionalização, comercialização e transnacionalização das atividades desportivas, bem como pelas múltiplas questões jurídicas associadas aos domínios contratual, disciplinar, laboral e da resolução de litígios.

        Perante este cenário, os investigadores da Universidade Lusíada (Lisboa) e da Universidad de Extremadura têm desenvolvido iniciativas formativas que possibilitam aos seus estudantes adquirir um conjunto de competências orientadas para a prática jurídica no Direito do Desporto, fundamentadas em bases teóricas sólidas, proporcionando uma compreensão global do fenómeno desportivo e de todos os trâmites jurídicos relacionados.

        Assim, esta nova publicação da Universidade Lusíada Editora congrega um conjunto de especialistas de referência do panorama jurídico-desportivo de Portugal e Espanha, que colaboraram na elaboração desta obra, destinada tanto ao público académico como a advogados, magistrados, dirigentes e outros agentes desportivos, abordando os seguintes temas:

        1. O desporto e a Constituição;
        2. A organização pública do desporto;
        3. As federações desportivas;
        4. As ligas profissionais;
        5. O Comité Olímpico;
        6. As sociedades desportivas e os clubes;
        7. A relação laboral desportiva dos praticantes desportivos profissionais;
        8. O regime jurídico dos treinadores;
        9. O árbitro, juiz desportivo;
        10. A substituição da arbitragem humana por dispositivos dotados de inteligência artificial;
        11. A justiça desportiva;
        12. O dirigente desportivo;
        13. A dopagem;
        14. A fiscalidade e o desporto;
        15. A responsabilidade penal e o regime jurídico da violência, da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos;
        16. Os e-sports;
        17. O empresário ou agente desportivo;
        18. A responsabilidade civil no desporto;
        19. Os direitos de transmissão e retransmissão dos eventos desportivos;
        20. As mulheres e o desporto.

        Segundo os organizadores, este estudo "[...] mais do que um importante instrumento de cooperação institucional [...]" representa evidência científica [...] para intercâmbio de conhecimentos, mobilidade de estudantes/docentes e investigação conjunta, promovendo a internacionalização e investigação sobre esta e outras matérias, a partilha de recursos e outros projetos em comum, estabelecendo relações recíprocas no âmbito académico, científico, cultural, pedagógico e de investigação, com a finalidade de elevar a qualidade do processo educativo, a formação do corpo docente e a investigação". (GONZÁLEZ e outros, p. 12, 2026)

        Esta publicação reforça o compromisso da Universidade Lusíada com a produção científica na área do Direito do Desporto e evidencia a relevância da cooperação académica internacional para o aprofundamento da investigação jurídica sobre o fenómeno desportivo, promovendo a partilha de conhecimento entre Portugal e Espanha.

        O livro encontra-se já disponível na Casa do Conhecimento da Universidade Lusíada (Lisboa), para empréstimo domiciliário ou consulta local, e, para venda, na plataforma Wook.

        ____________________________________

        Ilustração do banner: imagem adaptada da capa do livro. (© Fundação Minerva • Ana Laranjeira, 2026)

        Artigo anterior Seminário — Behind the Numbers • Por detrás dos números: apresentação do "Boletim Económico" do Banco de Portugal.
        Artigo Seguinte Professora Paula Rodrigues integra projeto internacional "Green Gap" sobre sustentabilidade e consumismo.
        Imprimir
        405 Avalie este artigo:
        5.0
        Ana Rita Ribeiro

        Ana Rita RibeiroAna Rita Ribeiro

        Redatora

        Outros posts de Ana Rita Ribeiro
        Contato do autor Biografia completa

        Biografia completa

        Ana Rita Ribeiro é bibliotecária nos Serviços de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada, desde 2008, e colabora, entre outras áreas, no tratamento e processamento da informação, na redação de notícias, no apoio ao utilizador e à aprendizagem.

        É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e pós-graduada em Ciências Documentais (variante de bibliotecas).

        Para além da sua atividade profissional, aposta em tempo de qualidade com a família, na leitura e é entusiasta do exercício físico, corrida e trail running.

        x

        Por favor faça login ou registe-se para comentar.

        Contactar autor

        x

        Recomendados

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

        Anterior Próximo

        Categorias

        «novembro de 2026»
        segterquaquisexsábdom
        26272829
        30311
        2
        3456
        78
        91011
        Workshop #4: Provas de avaliação...

        Workshop #4: Provas de avaliação...

        Local do evento: Sala 1F — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        12131415
        1617
        Prova pública de mestrado em Design:...

        Prova pública de mestrado em Design:...

        Local do evento: Sala Multiusos — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        1819202122
        23
        Aula aberta #2 — Transições demográficas:...

        Aula aberta #2 — Transições demográficas:...

        Local do evento: Sala 2E – Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        24252627
        2829
        30123456

        Próximos eventos Eventos RSSiCalendar export

        Back To Top