Coleção de dissertações e teses Lusíada.
Na edição desta semana da rubrica Using the library apresentamos a coleção de Dissertações & teses Lusíada. Esta coleção reúne o conjunto das teses de doutoramento e das dissertações de mestrado defendidas, com sucesso, na Universidade Lusíada.
A nível temático, a coleção espelha os cursos de mestrado e de doutoramento lecionados na Universidade Lusíada, desde 1994. As primeiras dissertações aprovadas, na Universidade Lusíada, foram do mestrado em Direito. Relativamente às teses, as primeiras a serem defendidas foram do doutoramento em História, em 1999. Todas as provas académicas, defendidas com sucesso, possuem um registo bibliográfico na Base Lusíada (catálogo on-line das Bibliotecas da Universidade Lusíada) e podem ser consultadas localmente nas instalações da Mediateca.
Em Portugal, conforme o Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, as instituições de ensino superior são obrigadas a fazer o depósito de uma cópia digital das teses e das dissertações aprovadas num repositório da rede de Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. Na nossa Universidade, o depósito é feito no RUL - Repositório da Universidade Lusíada, plataforma que disponibiliza, também, outros conteúdos académicos e científicos, em texto integral, produzidos pelos professores, investigadores e estudantes (artigos, contribuições em monografias, livros, comunicações, pósteres, provas de agregação, recensões, relatórios e trabalhos académicos, entre outros). O depósito das teses e das dissertações começou a ser feito, de forma regular, no RUL, a partir de 2012 e estão atualmente arquivadas 1.227 provas com a seguinte distribuição por grau:

Relativamente às teses de doutoramento, a primeira prova depositada no RUL data de 2003 e as últimas inseridas são de 2022. No gráfico podemos verificar a evolução anual do depósito de teses no RUL:

As dissertações de mestrado começaram a ser depositadas, de forma regular, em 2012, mas estão disponíveis provas de anos anteriores. A primeira remonta a 1998, conforme podemos verificar no seguinte gráfico:

Todas as provas depositadas estão em acesso aberto, à exceção dos casos em que os autores solicitaram o embargo dos seus trabalhos por um período determinado. No entanto, a versão impressa das provas pode ser sempre consultada, localmente, nas instalações da Mediateca.
_______________________________________________________
Imagem do banner: (© Imagem de pch.vector, em Freepik, 2019)
Ana Rita Ribeiro
Redatora
Outros posts de Ana Rita Ribeiro
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Ana Rita Ribeiro é bibliotecária nos Serviços de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada, desde 2008, e colabora, entre outras áreas, no tratamento e processamento da informação, na redação de notícias, no apoio ao utilizador e à aprendizagem.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e pós-graduada em Ciências Documentais (variante de bibliotecas).
Para além da sua atividade profissional, aposta em tempo de qualidade com a família, na leitura e é entusiasta do exercício físico, corrida e trail running.
x
Facebook page
Linked In